SALVAÇÃO, BATISMO E SANTIFICAÇÃO

28 Jul

Nossa igreja a – E. Church – está ministrando sobre este tema neste final de semana. Mas, você pode reunir a sua família e seus amigos e compartilhar esta palavra de fé. Estamos comprometidos com a simplicidade do Evangelho – que é poder para libertar e salvar.

MINISTRAÇÃO:

SALVAÇÃO, BATISMO E  SANTIFICAÇÃO

No cristianismo, deixar de falar ou ignorar o tema salvação e os elementos que fazem parte desse processo é  como: sentar à  mesa de jantar e não participar da refeição, ir para uma reunião e não querer ouvir e nem falar, ou comprar uma bilhete de passagem, mas negar-se à viajar.  Portanto, se você vai às reuniões cristãs, possui uma bíblia, faz orações é porque você considera a salvação um  assunto sério e de seu interesse.

O QUE É SALVAÇÃO?

Ela envolve vários elementos como:  justificação, santificação,  regeneração, mas de forma direta e objetiva é, o meio de providência que Deus tomou, através de Cristo, para resgatar a pessoa da vida profana e da perdição eterna.

  • Jesus – o maior símbolo da salvação. “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.  (Mt 1. 21) Procurar Jesus para tudo e menos para a salvação, é como ir ao banco sem necessidade de dinheiro.
  • Ele veio para salvar. Esta foi sua missão maior: “O filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. (Lc 19. 10)
  • Paulo entendeu bem a missão de Cristo: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1 Tm 1. 15)
  • Os crentes precisam entender isso: “Visto que na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar os crentes – os que crêem por meio da loucura da pregação ”. (1 Co 1. 21)
  • Resumo: O homem está perdido. Jesus é o salvador e a pessoa que deseja ser salva precisa crer em Cristo e no seu Evangelho.

E DEPOIS?

Depois de salvo? O batismo é recomendado por Cristo: “Quem crer e for batizado será salvo…(Mc 16. 16). Você já creu? Então, chegou a hora! Primeiro você precisa crer.

  • O batismo é forma de dizer que você já creu.
  • Os primeiros cristãos faziam isso: “Os que aceitaram a sua palavra foram batizados…(At 2. 41)
  • O principal símbolo – ressuscitar para a vida: “Tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual fostes ressuscitados mediante a fé…(Cl 2. 12)
  • E daí você já foi batizado? O que falta?

EM SANTIFICAÇÃO

Santificação está relacionada ao processo de separação, não social, mas espiritual. De tudo aquilo que não procede de Deus nos separamos, para produzir melhor comunhão com Deus, através do Espírito Santo. A santificação é resultado da nossa entrega e ação do Espírito em nós.

  • Separados para Deus: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção.
  • Separado para o seu serviço: Eleitos (…) em santificação, para a obediência…(1 Pe 1, 2)
  • Deus continua trabalhando em nós: : “Se o seu coração tivesse uma placa, nela o Senhor Jesus escreveria: Estamos em obra”. (Apóstolo – Túlio Barros)
  • No processo vida cristã somos incentivados a guardar a palavra, ou seja, fazê-la se tornar realidade em nós. Nos envolver com a palavra de Cristo é muito mais do que os atos litúrgicos.  Isto sempre foi a grande preocupação de Cristo no seu ministério de ensino em relação aos seus discípulos. Hoje estamos desviando o foco, trocando a assimilação e prática da palavra pela participação liturgia, pela busca de ajuda divina para as nossas necessidades existenciais. É claro que Cristo deseja nos ajudar em tudo, mas, primeiramente que recebamos o seu reino (MT 6. 33)
  • Ele falou assim para alguns judeus que creram nele: “…Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos, e conhecerão a verdade e a verdade os libertará”. (Jo 8. 31-32) De acordo com o texto acima, entendemos que os judeus creram, mas precisam de algo mais:

–       ficar firmes na palavra para serem discípulos;

–       como resultado disso conheceriam a verdade;

–       e a verdade, conhecida e absorvida produziria a libertação.

* Será que não é falta desse processo, que muitos que se dizem cristãos, mas ainda não são livres. Pense!

Pr. F. Meirinho

www.prmeirinho.zip.net

http://fmeirinho.wordpress.com

http://ccaltenativa.wordpress.com

facebook:F. Meirinho

Facebook: Comunidade Cristã Alternativa

Twitter:@FMeirinho

Imagem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: